Além de iglus, esculturas e o famoso hotel de gelo na Suécia, o gelo não é um material muito usado na construção. Uma equipe internacional de estudantes e professores holandeses e chineses da Eindhoven University of Technology, do Summa College e do Harbin Institute of Technology (HIT) usou este material para construir a “Flamenco Ice Tower” na cidade chinesa de Harbin, onde acontece anualmente o International Ice and Snow Sculpture Festival.
O projeto, inspirado na forma das tradicionais torres chinesas e nos vestidos de flamenco, tem 31 metros de altura - o equivalente a um edifício de seis pavimentos - que fazem dela a maior torre de gelo do mundo, 10 metros mais alta que a versão construída pela equipe em 2015.
O segredo por trás do sucesso da torre está em usar gelo reforçado com fibras naturais como as da madeira, que são misturadas com o gelo para criar um composto bastante confiável. Esta estratégia poderia gerar soluções para edificações temporárias em regiões frias, eventos ou até mesmo uma possível missão em Marte.
Para a construção da torre, o primeiro passo foi montar e inflar um balão, que agiu como base e molde para o interior da estrutura. Sobre este foi então assentada uma camada de aproximadamente 25 cm de gelo reforçado com fibras. Após a conclusão da casca de gelo, o balão foi desinflado e removido, revelando um espaço interno de superfícies suaves. A construção da torre pode ser acompanhada no vídeo a seguir.
A torre foi oficialmente inaugurada no dia 10 de janeiro pelo Embaixador dos Países Baixos. A equipe responsável pelo projeto e construção planeja investir esforços em estruturas de gelo para as Olimpíadas de Inverno de 2022, que acontecerão na China.